Roteiro Personalizado



INFORMAÇÕES ÚTEIS

Alfândega Embaixadas
Passaporte Visto Americano
Câmbio Consulta de Voos
Vacinas
Documentos de Embarque
Tempo Mapas do Metrô
Fuso Horário Mapas
Consulados Transp. de Animais


Panamá

Panamá


Poucos países são tão definidos por uma única obra humana. Bem no centro das duas grandes massas terrestes que formam as Américas, o Panamá está entre o norte e o sul, entre o Atlântico e o Pacífico e essa posição geográfica era perfeita para encurtar rotas mercantis que cruzavam o planeta.

Cidade do Panamá, Capital do Panamá

Como isso atraía as atenções de todas as potências mundiais, os Estados Unidos se adiantaram, apoiaram a independência da então província do Panamá da Colômbia, construíram o canal e, oh, receberam os direitos econômicos de sua exploração, algo que perduraria por décadas. De fato, a zona do canal era praticamente um território norte-americano.

Canal do Panamá, Canal Artificial que liga o Oceano Atlántico
com o Oceano Pacífico através do Mar do Caribe.

Um país criado sob tal perspectiva não poderia ter um futuro muito brilhante no médio prazo, com oligarcas e militares em conflito, gerando pressões sociais e políticas que acabariam com sua economia de mercado. Contudo, com a queda da ditadura, eleições limpas chegaram e uma forte mentalidade progressista se instalou no país.

A isenção de impostos atraiu bancos e seguradoras, off-shores e importadores, catapultando a geração de empregos e trazendo um ritmo de crescimento econômico que se encontra entre os melhores de todo o continente.

O velho canal continua desempenhando um papel fundamental na renda do país, mas agora o país é um importante figurante na economia da região, além de hub aéreo, conectando o sul ao norte e todos com com o Caribe. A encruzilhada de mar e terra agora segue seu destino pelos céus.



Roteiros - Panamá